segunda-feira, agosto 08, 2011


ABC da Moda

0
Oi, aqui é a Fe! Hoje o meu post é direcionado para todas as meninas, que assim como eu, não são ''profissionais'' no quesito mundo da moda. Sempre rola aquela dúvida sobre qual é o nome do estilista tal,  da roupa tal e etc. Eu espero ajudar T-O-D-A-S essas meninas que ficam muito perdidas com essa matéria que eu vi na revista Atrevida.

Armani: os ternos (masculinos e femininos) amplos e desestruturados desse estilista tornaram-se sonho de consumo nos anos 80. Ainda hoje, ele veste famosos do mundo inteiro.
Ankle Boot: bota/salto de cano curto (ankle = tornozelo)


Balonê: saia que foi muito usada nos anos 80, que há pouco tempo voltou a moda (também em shorts, vestidos...). Como diz o nome, parece um balão, devido à barra.
Bolero: casaquinho curto, originário da espanha.
Capri: modelo de calça cujo comprimento vai até a metade do tornozelo. Recebeu esse nome devido à Ilha de Capri, onde as garotas antenienses desfilavam o modelito na década de 50.

Calvin Klein: estilista americano que define suas cirações como ''sportswear minimalista''. Ficou famoso por suas campanhas polêmicas, que misturavam jeans e roupas íntimas.
Cardigã: casaco sem gola, com decote redondo ou em V e mangas compridas, que se abotoa até o pescoço ou é aberto na frente.
Cashmere: tecido de lã bem fina, obtida a partir do pelo de cabras da região de Caxemira, que fica entre a Índia e o Paquistão.
Chanel: estilista francesa que revolucionou o armário feminino no início do século XX. Peças como o tailleur de tweed e a bolsa de couro matelassado, com alças de correntes, são símbolos de elegância até hoje.

Coturno: tipo de calçado pesado, inspirado em botas militares de policiais. Os punks do final da década de 70 usavam esse tipo de bota.
Decote canoa: lembra a forma de uma canoa. Decote raso, que vai de um ombro ao outro, e tem a mesma profundidade na frente e nas costas.
Dupla-face: tipo de peça que pode ser usada tanto pelo lado direito como pelo avesso.
Echarpe: tipo de lenço longo, em forma de faixa, para ser usado em volta do pescoço. Pode ser de algodão, lã ou seda.
Evasê: tipo de corte de saia ajustado na cintura, e ''rodado'' na parte inferior.
Folk: traje inspirado em roupas típicas de uma determinada região (como as áres indígenas africanas ou norte-americanas).
Galocha: calçado de borracha, que era usado apenas em dias de chuva ou ''para lavar quintal''. Atualmente, ganhou várias estampas, e também as ruas.
Grunge: estilo ''sujo'' usado por bandas de garagem de Seattle, nos anos 90, como Pearl Jam e Nirvana. Até hoje a camisa de flanela xadrez, símbolo do grunge, é vista pelas ruas.
Hype: palavra inglesa usada para algo que esteja fazendo muito sucesso. O termo ''hypado'' é uma variação brasileira, também usado como adjetivo de algo que esteja na moda.
Indie: visual alternativo. O termo era usado, originalmente, para denominar o estilo de pequenas bandas independentes, nos anos 80 e 90.
Jean Paul Gaultier: o estilista ganhou fama por seus casacos bem cortados, e pelo equilíbrio entre o excêntrico e o clássico. Apesar de seus desfiles serem grandes shows, suas roupas sempre foram bastante ''usáveis''.
Jardineira: modelo de roupa (pode ser calça, short ou saia) que se prolonga até o peito, e que possui alças no estilo de suspensórios.
Louis Vitton: originalmente, uma marca de malas de viagem. Lançou sua linha de roupas apenas em 1998. O monograma LV é um dos mais conhecidos mundo a fora.
Marc Jobs: estilista americano, diretor artístico da Louis Vitton. Também possui sua marca, com estilo clássico-retrô.

Mocassim: sapato fechado, sem abotoamento e de bico quadrado, inspirado em modelos indianos.
Navy: estilo inspirado nos uniformes da marinha e no universo náutico. São peças listradas em azul-marinho e branco ou vermelho, e podem ter aplicações como âncoras, cordas e botões dourados.

New look: criado por Christian Dior em 1947, é composto por tailleurs, blusas estruturadas e saias amplas, bem marcadas na cintura.
Off-white: cor entre o branco puro e o gelo, espécie de ''branco-sujo''
Oxford: tipo de sapato, originalmente masculino, de couro e com cadarço. Atualmente foram reinterpretados, e suas versões femininas estão super na moda.


Plataforma: tipo de salto com base alta e grossa.
Plissado: dobras permanentes em tecidos, conseguidas com o auxílio de uma máquina.
Prada: marca fundada em 1913 por Mario Prada, e revitalizada por sua neta, Miluccia Prada, nos anos 70. A bolsa lançada por Miuccia elevou a marca a um novo patamar, e atornou uma grande influenciadora da moda.
Rasteira: chinelinho de dedo ou sadália baixa, sem salto, com solado fino e reto.
Risca-de-giz: tecido com riscas finas.
Saia-lápis: tem formato cilíndrico, ajustado ao corpo. Ela vai da cintura até a altura do joelho, ou um pouco abaixo.
Saroel: tipo de calça de origem africana, larga e com o cavalo amplo.
Scarpin: sapato clássico, que tem o salto fino e o bico estreito. A altura do salto muda de uma estação a outra, mas ele nunca sai de moda.
Tailleur: conjunto feminino de casaco e saia ou calça. Channel fez do tailleur um clássico do guarda-roupa feminino.
Tie-dye: estampa formada pelo tingimento de partes do tecido, que são amarradas e mergulhadas em tinta, criando um efeito irregular..
Twiggy: modelo que foi ícone dos anos 60. Ela representava a imagem moderna da época, cobiçada por inúmeras jovens.
Unissex: estilo de roupa que pode ser usada tanto por homens quanto por mulheres.
Valentino: estilista famoso por seus vestidos de noite, de estilo hollywoodiano e extremamente femininos. Consagrou a cor vermelho vivo, que ficou conhecida como ''vermelho valentino''.
Vintage: termo para peças autênticas de décadas passadas. Brechós e lojas de roupas usadas são garimpos de peças vintage, sinônimo de luxo e exclusividade.
Xantungue: ou shantung. Tecido fino, de seda, que pode ser mesclado com algodão ou fios sintéticos, usado em roupas finas.
Zuzu Angel: famosa estilista brasileira dos anos 70, que combateu a ditadura depois que seu filho desapareceu sem explicações. Ela foi assassinada em 1976.


Bom gente, espero ter ajudado vocês, porque quando eu li essa matéria, melhorei muito no mundo fashionista hehehe. Um beijo,
Fe


0 comentários:

Postar um comentário